Pensamento crítico na vida cotidiana 9 estratégias


Pensamento crítico na vida cotidiana: 9 estratégias


A maioria de nós não é o que poderíamos ser. Somos menos. Temos grande capacidade. Mas a maior parte está adormecida; A maioria está subdesenvolvido. Melhoria no pensamento é como melhoria no basquete, no ballet, ou em tocar o saxofone. É improvável que ocorra na ausência de um compromisso consciente para aprender. Enquanto considerarmos nosso pensamento como certo, não fazemos o trabalho necessário para a melhoria.


O desenvolvimento do pensamento requer um processo gradual que exige planaltos de aprendizagem e simplesmente trabalho árduo. Não é possível tornar-se um excelente pensador simplesmente porque alguém o deseja. Alterar os hábitos de pensamento é um projeto de longo alcance, que acontece ao longo dos anos, não semanas ou meses. Os traços essenciais de um pensador crítico exigem um longo período de desenvolvimento.


Como, então, podemos nos desenvolver como pensadores críticos? Como podemos ajudar a nós mesmos e aos nossos alunos a praticar um melhor pensamento na vida cotidiana?


Primeiro, devemos entender que existem estágios necessários para o desenvolvimento como um pensador crítico:


Estágio Um: O Pensador Não Reflexivo (não temos consciência de problemas significativos em nosso pensamento)


Estágio Dois: O Pensador Desafiado (tomamos consciência de problemas em nosso pensamento)


Estágio Três: O Pensador Iniciante (tentamos melhorar, mas sem prática regular)


Estágio Quatro: O Pensador Praticante (reconhecemos a necessidade da prática regular)


Estágio Cinco: O Pensador Avançado (avançamos de acordo com nossa prática)


Estágio Seis: O Pensador Mestre (pensamento perspicaz qualificado se torna uma segunda natureza para nós)


Desenvolvemos através destas etapas se:

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